31 dezembro 2007

UMA MENSAGEM PARA "2008"




FELIZ ANO NOVO. Todo dia 31 de Dezembro, repetimos ritualmente e com inflexão, esta saudação que evoca dias auspiciosos para os nossos familiares e amigos, como se o ano vindouro, pudesse trazer num passe de mágica, uma mudança extraordinária ou milagrosa no profundo do nosso “ser”.

É no final do ano que voltamos a ser criança de novo. Aquela criança que temos dentro de nós irrompe efusivamente, e nós pulamos, cantamos, rimos e brincamos. É quando passamos a escavar todos os tesouros e artefatos arqueológicos infantis mais escondidos, e que como bálsamo, suavizam as agruras da vida. Ao mesmo tempo, o nosso “ser” adulto dirige todos os seus desejos a um outro Pai. Reverentemente, pedimos presentes, como: um ano melhor que o anterior, com maiores realizações, menos dificuldades e aflições. Os meninos adolescentes almejam que os anos passem rápidos para chegar à época de namoro, noivado e casamento. As garotinhas enjoam das bonecas, e ficam a desejar que os anos passem ligeiro, para que o seu príncipe encantado finalmente apareça.

Mas, e os velhos? Para os jovens, ávidos na fome de crescer logo, é um ano que chega; para os velhos tão viajados pelo mundo afora, é um ano que vai. Uma parte da oração de Moisés que está escrita no Salmo (90: 10), carrega bem nas letras, para aqueles que estão ultrapassando os sessenta: “A duração de nossa vida é de setenta anos, e se alguns pela sua robustez chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passam rapidamente e nós voamos”. Vale salientar aqui, que na época do fundador da religião hebraica, havia registros de pessoas que chegaram perto dos duzentos anos de idade, o que não acontece hoje. E para não ficar apenas no exemplo bíblico do profeta, vale lembrar que o poeta Fernando Pessoa, escrevendo sob a rubrica de um de seus heterônimos, disse uma vez, falando sobre a finitude da vida humana, no seu belo poema, “Aniversário”, “Já não faço anos, Duro”.

Não tenho dúvidas de que Cristo, o Grande Mestre, a cada ano que se aproxima, continua a saudar a humanidade com aquelas mesmas palavras que Ele pronunciou para seus discípulos há dois mil anos: “[...] no mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo.”( João 16:33). BOM ÂNIMO é o “gás” que nos dá energia suficiente para agüentar a crueza do viver. BOM ÂNIMO, não é como uma informação que vem de fora, é sim, algo que tem de nascer dentro de nós, algo que a gente tem de buscar em nós mesmos.

Devemos sempre lembrar, que não é o tempo que passa, somos nós que passamos por ele. Poderemos mesmo nas adversidades fazer esta travessia em PAZ, se tivermos bom ânimo. Nunca é demais lembrar, que somos como o fluxo e o refluxo das marés, ora estamos lá embaixo, ora estamos lá no alto, e o Bom Ânimo (Bom Pastor), como a “vara e o cajado de Davi (salmo 23)”, nos consola, mesmo que tenhamos de andar pelo vale da sombra da morte.

Que o BOM ÂNIMO não se afaste de nós, para que sejamos prósperos em 2008.

Crônica por : Levi B. Santos

Guarabira, 31 de Dezembro de 2007

Nenhum comentário: