10 março 2013

Fumaça Preta―Branca―Preta...



Afresco  — Juízo Final —  Capela Sistina



Está tudo pronto para o início do conclave que escolherá o novo Papa. Ontem foram concluídos os reparos de instalação da chaminé no telhado da Capela Sistina ― famosa pelos afrescos que Michelangelo (1475 - 1564) pintou na parte interna da abóbada do templo, dizem, em posição muito incômoda. 

Por sinal, foi a pouco mais de três meses que ocorreu o aniversário dos 500 anos dos deslumbrantes painéis desse fenomenal pintor que, diga-se de passagem, deu muito trabalho ao Papa Júlio II: o serviço muito penoso e lento de Michelangelo lhe renderam umas bordoadas do cajado papal. O irascível artista foi instado a destruir seu painel com a "Origem a Criação", por causa de um Adão frontal completamente nu, com a genitália bem proeminente. Na ocasião, ele bateu o pé e disse: “Se não deixarem tudo como pintei, desisto em concluir a obra!”. Os cardeais, torcendo seus rostos, enfim, aquieceram. Conta-se que grande parte do cardinalato reagiu com rispidez, alegando a indignidade das pinturas, as quais continham anjos e apóstolos com partes pudendas vergonhosamente expostas. Fumaça preta para o endiabrado pintor! (rsrs)

Todo o mundo estará de olho na chaminé da Capela Sistina a partir de terça-feira (dia 12), quando se inicia o conclave (e suas escaramuças, disputas e guerras santas, etc) aguardando ansiosamente a saída da fumacinha preta ou branca.

Mas aqui pra nós: de onde os cardeais retiraram esse negócio de fumaça da discórdia e fumaça da concórdia, ou, sabe-se lá, do Cão e de Deus?!

Pedi auxílio ao Google sobre a simbologia da fumaça, mas só encontrei isso: “Fumaça negra ― significa que a igreja continua sem Papa; fumaça branca ― significa que existe Papa.”

Mas isso é muito pouco, e não aplaca a minha sede de curiosidade. Deve existir mais significado. Hoje é domingo, a revista Veja atrasou. Estou sem fazer nada, vou escarafunchar mais.

Viva!!! O bispo da diocese de Montenegro deu uma versão plausível para a fumaça, que não tem nada a ver com Mitologia, Escatologia ou Teologia. Diz ele:

“Séculos atrás a comunicação era muito precária. E como havia a necessidade de informar o andamento das votações no conclave, foi criada o sistema da fumaça preta e da fumaça branca. Os cardeais colocavam seus votos para serem queimados e davam um jeito de a fumaça sair preta (grifo meu ― pixe?), indicando dessa maneira a falta de consenso. E quando a escolha acontece, os votos são queimados, e com um processo próprio a fumaça se torna branca”.

Não me contento. Parodiando Shakespeare: há mais coisas escondidas entre o processo “fumaçal” e as quatro paredes da Capela que as minhas vãs palavras escritas nesse ensaio.

Deixo o Google pra lá, e pego meu dicionário de expressões e ditados populares. Finalmente, encontro uma expressão que me alivia e, cai, como uma luva, para explicar a tal da fumaça preta: “A Coisa Tá Pretaato denegrível, sujou, tá num beco sem saída, tá na sinuca de bico, situação insustentável” ― enfim, tudo que o antecessor, Bento XVI já cansou de falar aos quatro cantos da terra sobre a Igreja nos últimos dias. O nó é que mesmo com “a brancura final” da fumaça, o “fantasma de cor negra” vai continuar rondando o Vaticano por, sei lá quanto tempo.

Não foi à toa, que o sarcástico e inteligente Michelangelo dedicou a maior parte de seu tempo a pintar o maior painel da capela Sistina ― cuja foto está no topo desse ensaio ―, representação do JUÍZO FINAL ―, pairando sobre o altar como uma ameaçadora nuvem sobre as cabeças dos que irão escolher o novo Comandante espiritual e Senhor das finanças, esperanças e heranças do riquíssimo império do Vaticano.


   Por Levi B. Santos
Guarabira, 10 de março de 2013

Site da Imagem: sabercultural.com

Um comentário:

Levi B. Santos disse...

O conclave começou hoje: ninguém atingiu os dois terços mais um dos votos dos cardeais. E tome fumaça preta.(rsrs)

Mas a maior animação não está no Vaticano e sim em Londres onde as bolsas de apostas estão a todo vapor.

Jogar no cardeal Odilo Scherer, de São Paulo, dá a cada libra apostada, um retorno de 12 libras se o mesmo ganhar a corrida. O favorito até agora é o Italiano, Angelo Scola ― quatro libras a cada libra apostada.

Lembrem-se de que quanto maior o número de palpites num determinado candidato, menor o retorno, como acontece na loteria dos times de futebol na Copa do Mundo.

Faça rápido sua aposta, pois a fumaça branca pode sair amanhã! (rsrs)