25 março 2013

Para Que Serve a Páscoa

Um Sábado de Páscoa na Praia de Guarujá



Quarenta dias depois do Carnaval, é chegada a Páscoa para, com seus cinco dias de descanso, nos tirar da CRUZ da rotina estafante da batalha pela sobrevivência.

Que beleza (?) é ver magotes de crianças e adultos em supermercados, com um arco-íris de chocolates sobre suas cabeças e ao seu alcance —, um espetáculo deslumbrante de papeis brilhantes de cores as mais diversas a revestir ovos e coelhinhos sob uma algazarra celestial (ou infernal?).

E as praias, meu Deus? É a partir da próxima quinta feira (dia 28) que se inicia o espetáculo esfuziante e maravilhoso proporcionado pelo “Pai” daquele que poucos estão a relembrar a sua morte.  Quanto à bendita semana da santa alegria presente no mito da ressurreição de Cristo, famílias inteiras em suas barracas de praias usufruem às benesses de um Jesus, que veio trazer vidas com abundância. A comemoração vai até o domingo de páscoa, com muito sol, muitos petiscos, bastantes cervejas, refrigerantes, picolés e refrigerantes.

Mas vocês estão enganados se pensam que páscoa é só composta de chocolate e praia. As agências de viagens que o digam. Os cadernos de Turismo que vem sob a forma de encartes nos jornais diários em todas as cidades, nesta semana, trazem apelos divinos, tipo: “Nesta Páscoa Leve a Sua família a Passear” “Dicas Para Viajar na Semana Santa”

Ofertas para a confecção do mapa astral, consultas de astrologia, com Tarot, massagens de relaxamento e terapias holísticas, nessa época têm o seu boom.

Há também pacotes de atrações para os mais endinheirados e místicos que, com boa saúde, decidem enfrentar o frenesi louco dessa época na terra santa, tipo: “Conheça as Atrações das Três Faces Religiosas de Jerusalém ― essa agência, comercialmente e espiritualmente sábia, optou por agradar a “gregos e troianos”.

Claro é, que não podemos esquecer o comércio gospel na páscoa, com suas manchetes tipo: A Páscoa Está Chegando − Antecipe Seu Presente Aqui”

Para aqueles que são loucos por oração, há atrações imperdíveis como esta: “IBL Convida Cristãos para 70 horas de Oração”

Para quem gosta de forró e muita animação, a Páscoa de Caruaru -PE nesse 2013 está para arrebentar: teve início sábado passado (dia23) e vai até o domingo de ressurreição (dia 31), com três pólos de festança.

Para os solitários, os cansados pelo peso da idade, e para os que não gostam de sair de casa por preferir uma rede e um livro, há dicas excelentes, como esta: #Promoção: Sua Páscoa Mais Gostosa com Livros”.

Para os que, na páscoa, não conseguem deixar a telinha do computador e desejam que a páscoa venha ao seu encontro, há um “Canal Especial para Reflexões na Quaresma”

E o Sábado de Aleluia, meu Deus? Esse, não merecia tanta sandice e violência: Não agüento mais a “Malhação do Judas” nas ruas e o Besteirol Invangélico nas manhãs desse dia nas TVs do nosso impune país. Aos que adoram essas tradições ― o meu mutismo, pois reconheço que há gosto para tudo.

Para as criancinhas que frequentam a Escola Dominical da CPAD, e no intervalo dos rituais religiosos da páscoa  desejam dar um pulinho na internet, só encontrei essa dica: "Livro Animado da Páscoa" 

E a páscoa daqueles que não arredam o pé de casa, e de frente a telinha estão sempre a reclamar pelo fim da impunidade, por um mundo melhor e mais justo?  Para esses, o Google dá como dica esse interessante site: "dependênciainternet"

P.S.:

“Este é o melhor dos mundos possíveis” ― disse o personagem Pangloss ao seu discípulo, Cândido, no romance mais conhecido de Voltaire ― “O Otimismo”. Dessa célebre frase Voltaireana, faço um plágio para expor meu desejo aos confrades e amigos internautas: Onde você estiver -, esta é a melhor das páscoas.


Por Levi B. Santos
Guarabira, 25 de março de 2013

7 comentários:

Eduardo Medeiros disse...


Por aqui faz anos que não vejo mais "malharem o Judas"; parece que até essa tradição "sagrada" está se perdendo...rss

Enfim, Levi, onde cada um estiver ali sera a melhor páscoa possível.

Levi B. Santos disse...

Edu,


Em algumas cidades essa tradição continua.

Na vila Planalto em Brasília, bem pertinho da Esplanada, a tradicional malhação de Judas esse ano foi realizada com um boneco representando Marcos Feliciano. Eita gente maldosa!!! (rsrs)

Anônimo disse...

Undeniably consider that that you said. Your favorite justification
appeared to be at the web the simplest factor to have in mind of.
I say to you, I definitely get irked even as folks think about concerns that
they plainly don't realize about. You managed to hit the nail upon the highest and also outlined out the entire thing without having side effect , other people could take a signal. Will likely be again to get more. Thanks

Here is my web-site; baseball hitting

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Essa Páscoa serviu para eu tentar ganhar algum dinheiro com o comércio na praia, mas o movimento não foi lá tão grande se não tivesse chovido forte nos dias que antecederam ao feriadão.

Concordo com o Edu sobre a tradição de malhar o Judas estar se perdendo aqui pelo estado do Rio de Janeiro. Por esses dias, quando eu estava na peixaria de um cliente meu, surgiu justamente esse comentário. E, de fato, era bem mais comum malhar o boneco do Judas antigamente cá no RJ. E penso que o fim dessa tradição ajuda a combater o comportamento violento das pessoas. Melhor que parem de malhar o Judas... (rsrsrs)

Abraços.

Anônimo disse...

Generally I do not read post on blogs, but I wish
to say that this write-up very pressured me to try and do it!
Your writing taste has been surprised me. Thank you, very nice post.



Have a look at my homepage ... pole pruner saw

Anônimo disse...

Hmm it looks like your website ate my first comment (it was super long) so I guess
I'll just sum it up what I wrote and say, I'm thoroughly enjoying your blog.
I as well am an aspiring blog blogger but I'm still new to the whole thing. Do you have any tips and hints for rookie blog writers? I'd definitely appreciate it.


Look at my web-site mazda rx7 fd for sale

Anônimo disse...

Hey would you mind sharing which blog platform you're using? I'm looking to start
my own blog soon but I'm having a hard time choosing between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal. The reason I ask is because your layout seems different then most blogs and I'm
looking for something completely unique.
P.S Apologies for being off-topic but I had to ask!

Feel free to visit my web page garbage disposal disposer insinkerator installation