Metaforicamente falando, nada mais resta da cúpula côncava do senado, projetada por Oscar Niemeyer, que pensou, quando da construção de Brasília, que aquele símbolo retrataria um local propício à reflexão, serenidade, ponderação, equilíbrio, onde pudessem ser valorizados o peso da experiência e o ônus da maturidade”. Mas foi tudo um sonho. ACABOU.
Hoje, quando um mar putrefato de sórdidos procedimentos invade com tamanha força as nossas instituições políticas, para nossa reflexão, faz-se necessário relembrar aqui, trechos de um discurso proferido no Senado Federal em 1914 por aquele que foi um dos maiores oradores de nossa história, “Rui Barbosa”:
“A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal de nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo o nosso descrédito é a miséria suprema desta pobre nação”.
“A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem, cresta em flor o espírito dos moços, semeia no coração das gerações que vem nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas”.
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver se agigantarem os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”
O emblemático discurso acima, bem que poderia ser afixado com letras garrafais em uma enorme placa na entrada do nosso Congresso Nacional.
2 comentários:
Meu caro amigo Levi,
É inacreditável o que vi nesse video, quanta sujeira!Para nos que estamos distante, é deprimente vermos um quadro desses. Que D-us tenha misericórdia do nosso Brasil... Obrigada por me atualizar com os acontecimentos dai. Um abraco.
Yehudith.
É bem claro que desde os tempos do grande Rui Barbosa vem somente grassando toda imoralidade no meio político. As profecias se cumprindo literalmente. O profeta Amós também foi uma voz...
No entanto, não nos é oculto que o Planalto é o extrato da nossa sociedade apodrecida.
Olhemos para cima e demos as mãos aos que desejam sair do atoleiro...
Abraço.
Postar um comentário