08 agosto 2009

UM CIRCO EM EXTINÇÃO CHAMADO "SENADO"





O espetáculo deprimente de ontem à noite veiculado pela televisão, mostrou com cores fortes a agonia de um senado em morte lenta.

Metaforicamente falando, nada mais resta da cúpula côncava do senado, projetada por Oscar Niemeyer, que pensou, quando da construção de Brasília, que aquele símbolo retrataria um local propício à reflexão, serenidade, ponderação, equilíbrio, onde pudessem ser valorizados o peso da experiência e o ônus da maturidade”. Mas foi tudo um sonho. ACABOU.

Hoje, quando um mar putrefato de sórdidos procedimentos invade com tamanha força as nossas instituições políticas, para nossa reflexão, faz-se necessário relembrar aqui, trechos de um discurso proferido no Senado Federal em 1914 por aquele que foi um dos maiores oradores de nossa história, “Rui Barbosa”:


“A falta de justiça, Srs. Senadores, é o grande mal de nossa terra, o mal dos males, a origem de todas as nossas infelicidades, a fonte de todo o nosso descrédito é a miséria suprema desta pobre nação”.

“A injustiça, Senhores, desanima o trabalho, a honestidade, o bem, cresta em flor o espírito dos moços, semeia no coração das gerações que vem nascendo a semente da podridão, habitua os homens a não acreditar senão na estrela, na fortuna, no acaso, na loteria da sorte, promove a desonestidade, promove a venalidade, promove a relaxação, insufla a cortesania, a baixeza, sob todas as suas formas”.

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver se agigantarem os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.”


O emblemático discurso acima, bem que poderia ser afixado com letras garrafais em uma enorme placa na entrada do nosso Congresso Nacional.


PARA ASSISTIR A AGONIA DE MORTE DO SENADO, CLIQUE NESSE LINK:


http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/2009/08/08/04023170C8A99346.jhtm?escuta-essa--duelos-no-senado-engulam-digiram-e-04023170C8A99346

2 comentários:

Yehudith Zeituni disse...

Meu caro amigo Levi,
É inacreditável o que vi nesse video, quanta sujeira!Para nos que estamos distante, é deprimente vermos um quadro desses. Que D-us tenha misericórdia do nosso Brasil... Obrigada por me atualizar com os acontecimentos dai. Um abraco.

Yehudith.

guiomar barba disse...

É bem claro que desde os tempos do grande Rui Barbosa vem somente grassando toda imoralidade no meio político. As profecias se cumprindo literalmente. O profeta Amós também foi uma voz...
No entanto, não nos é oculto que o Planalto é o extrato da nossa sociedade apodrecida.

Olhemos para cima e demos as mãos aos que desejam sair do atoleiro...
Abraço.