12 janeiro 2010

UM DIÁLOGO IMAGINÁRIO COM DEUS




Que é isso que meus olhos vêem, meu Deus?


─ É uma Babel de Bíblias, meu filho! Ainda faltam alguns modelos que dariam para preencher mais três andares dessa torre que estás estarrecidamente vendo.


Não poderia existir só uma Bíblia meu Deus? Para que tantas?


─ O comércio, meu filho, não vende se o produto não sofrer inovações que atraiam o consumidor. É a lei do mercado. Assim como o automóvel para poder vender, muda de designer a cada ano, assim eles estão fazendo com a minha Escritura.


Mas se a Tua Palavra é eterna e imutável, o que é que muda tanto nessas variedades de Bíblias?


─ O grande tesouro das Bíblias mais caras, não está no texto, que por sinal continua quase o mesmo em todas elas, está sim nos famosos rodapés. Já não se lêem mais os versículos da Escritura Sagrada, mas sim, os “sensacionais e esdrúxulos comentários” que estão nas barras laterais e inferiores das páginas do Livro. Estou achando você muito inocente, meu filho!


Mas o Senhor há de convir que os inspirados comentários feitos por famosos Teólogos são, na verdade, para facilitar a compreensão do que está escrito na Bíblia?


─ Meu filho, cresça mais. Entenda que os extensos comentários de rodapés são frutos do pensamento midiático do “aqui e agora”. São eivados de absurdos e afirmações ambíguas. No meio daquelas Bíblias que você está vendo, existem duas que contém verdadeiras aberrações e deturpações, quase sempre no sentido de levar o crente desavisado a confundir o meu Reino com o reino desse mundo, o qual é movido a dinheiro ilícito.


Naquele montão de Bíblias estou vendo uma com a palavra inglesa “DAKE” escrita em douradas letras garrafais. Que dizes meu Deus, a respeito dessa bíblia?


─ Ah, meu filho! Essa Bíblia é a que atualmente está adoecendo um dos maiores rebanhos pentecostais do país: a “Assembleia de Deus”.


Mas isso é obra do Diabo para escandalizar a Igreja. Isso é bem coisa do catolicismo ou comunismo que se infiltrou em nosso meio para provocar celeuma?


─ Não meu filho, isso foi obra da própria liderança pentecostal, publicada com o aval de uma empresa comercial chamada CPAD.


Mas os autores desses comentários de rodapés são homens de Tua confiança. Estou meio confuso.


─ Por fora parecem ser do meu time meu filho, mas lá dentro estão cheios de dinheiros ilícitos. Não têm nada a ver Comigo. Estão iludindo a muitos, meu filho!


Não me diga Senhor que esses estão em conluios com os que fizeram a estapafúrdia “oração da propina”, quando, se eu não me engano, um deles escondeu o produto de Mamon nas cuecas e nas meias?


─ Não adianta eles esconderem de Mim a sua podridão, eu sou Onisciente e Onipresente.


Não acredito no que estou vendo! Tem uma ali onde está escrito na capa: “Bíblia da Vitória Financeira”. Meu Deus, que blasfêmia!


─ Esta, meu filho, está provocando o maior rombo no bolso dos crentes imaturos! Custa nada menos que R$ 900,00. Muitos são extorquidos na ilusão de, através de seus diabólicos conselhos, adquirirem o céu aqui e agora. Os caras de pau ainda tem o atrevimento de bradar nos meios de comunicações que o dinheiro arrecadado é para Minha obra, como se Eu precisasse de aviões para passear pelo mundo afora.


Estou vendo uma ali bem simples, parece com uma que meu pai usava nos idos de 1960. Fala-me Senhor dessa bibliazinha à moda antiga!


─ Essa custa R$ 10,00, mas ninguém quer adquiri-la, porque não tem comentários nos seus rodapés. As ovelhas em sua grande maioria, não toleram gastar o seu tempo pensando, refletindo e tirando as suas próprias conclusões a respeito do que lêem; preferem se alimentar de “pratos feitos” e de enlatados, que já vêm prontos para ser engolidos sem o trabalho da mastigação.


Que pena, meu Deus, ver grande parte do teu Povo iludido com os falsos profetas e vendilhões internacionais que profanam a Tua Palavra nos lugares santos!


─ Estão fazendo mil vezes pior do que Judas que vendeu o meu Filho por trinta moedas de pratas, mas depois se arrependeu, devolvendo-as em tempo. Ah se esses vendilhões, pelo menos, pertencessem à raça de Judas, o amigo de Cristo; pertencem sim a uma outra raça, a “RAÇA de VÍBORAS”, de que falou o meu Filho quando estava na terra.



Peça por Levi B. Santos

Guarabira, 12 de janeiro de 2009



15 comentários:

Marcio Alves disse...

Como já confessei anteriormente em algum blog, já faz um bom tempo que não leio a biblia, mas resolvi que quando a lesse, leria sem os comentarios do rodapé, pois tira todo tesão e criatividade da nossa imaginação e interpretação.


Pois todo leitor é um co-autor, que tem que fazer uma leitura individual, devido sua singularidade como pessoa, vivendo circunstancias diferenciadas das demais.


O que pode ser uma “verdade” para alguns, não necessariamente é “verdade” para os outros.


E vai muito além disto, sendo a biblia mesmo, uma carta de um amante para o seu objeto de amor.


Oras, ninguém ousa tentar interpretar para o outro, uma carta de amor do namorado (a) do outro, pois cada qual entende segundo os seus proprios sentimentos, o significado e sentido mais oculto por trás das letras frias, mas que por amar se torna vivas para que as recebem em amor.


Assim é a biblia, cada individuo tem um jeito singular e especial de amar a Deus, devendo ser ele a ler e interpretar o sentido da carta para a sua propria vida.


Então juntemos em um solene protesto e gritemos: morte aos comentários!


Não compremos mais biblias de estudos, pois cada ser tem o direito e o dever de ler segundo suas proprias ideias, sentimentos, circunstancias, desejos e experiencias existencias!


Abraços


Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Esdras Gregório disse...

Levi eu há muito tempo não levo a bíblia quando vou à igreja, mas a ouço todos os dias, nos versículos dos textos de blogs e livros, nas pregações e leituras bíblicas aos domingos, na boca das pessoas, nas faixas pela cidade, e mais ainda, na lembrança da minha memória que já leu muito o livro sagrado de forma que agora estou remoendo todo esse alimento que comi apressadamente, e por isso que eu acho que ler a bíblia já faz mal, temos que ouvi-la pois ela esta escrita e sendo dita em toda parte, o que nos falta é meditar a Palavra, não ler o livro.

Isso digo da bíblia lisa, comum, sem comentário, o que me resta então dizer dessas super bíblias que tomam o precioso tempo dos irmãos os fazendo lerem palavras e palavras e não entenderem a Palavra.

E é por isso que também não compro a revista da escola dominical, pois me da à sensação de ser iguais às testemunhas de Jeová, que comem a ração que seus donos dão, essa tais bíblias são isso mesmo: um cardápio racionado feito ao gosto daqueles que nutrem seus fieis para ficarem sempre desnutridos e dependentes do seu senhor. nesse ponto eu sou igual ao Dudusinho que não gosta de comida enlatada.

guiomar barba disse...

Meu Deus, assim eu não aguentoooooooooo, eu não sabia dessas... Malditos sejam!.
Vou publicar agorinha no meu blog sua postagem, estou muitooooooo indignada.

Judas amigo de Cristo? Igualzinho a eles, eles não vendem Cristo porque Judas chegou primeiro...
Abraço amigo. Deus nos poupe a saude...
Abraço.

Levi B. Santos disse...

Marcio

Se você não ler os comentários de rodapé da Bíblia de R$ 900,00 ( Bíblia da Vitória Financeira) nunca vai enricar. As folhas da árvore da vida dessa bíblia são notas de cem dólares, meu amigo.

Agora tem que ler os malditos comentários de bênçãos financeiras com muita fé, senão não acontece nada.
É para tirar o pé da lama! (rsrsrs)

Você joga 900 reais sobre as águas para colhê-los mais tarde em forma de emprego, bilhete sorteado da loteria, maços de notas de dólares dos paraisos (fiscais)- rsrsrs.

Experimenta, e me diz o resultado depois.

Abçs,

Levi B. Santos

Marcio Alves disse...

É verdade Mestre Levi!!!!

Como é que eu não pensei nisto antes!!!!

Vai que dá certo!!!!

Vale a pena tentar!!!!!

É que nem um amigo meu ateu, que me disse que na hora da sua morte, ele entregaria sua vida para Cristo, pois derrepente poderia ser verdadeiro o inferno!!!!!

Então o que custa tentar, não é verdade!!!!

Vai que eu fico rico, ai daria para ajudar o nosso amigo Gresder a vender muito mais copias do seu maravilhoso livro!!!!

Desculpe meu delírio, mas já passou, estou de volta a terra. Jamais compraria tal “bíblia”.

Pois tal bíblia parece ser mais, a bíblia do diabo!!!!!

Abraços

Eduardo Medeiros disse...

Levi, não há dúvida que o mercado chegou forte ao livro sagrado já a algum tempo.

Nos meus tempos de seminário eu comprava todas as bíblias de estudo que apareciam. Era uma febre entre os seminaristas. Ficávamos ávidos pelos próximos lançamentos.

Um dos tais seminaristas caiu até numa pegadinha quando lhe disseram que tinha saido a bíblia comentada pela Darlene Glória e ele foi feliz da vida comprar a tal bíblia....haaaaaaaaa

Já não compro bíblias de estudos. A maioria que eu tenho estão na minha biblioteca sujas de poeira.

Mas de duas eu não abro mão: A Bíblia de Jerusalém e a Bíblia do Peregrino.

São as únicas bíblias que hoje leio os comentários pelo alto nível teológico dos mesmos.

No mais, é puro lixo (não o texto bíblico, mas os pendulicários rss)

Unknown disse...

Mestre Levi: Me perdoe, procurei seu e-mail pessoal para lhe enviar esta declaração, não encontrei.

Queria lhe dizer da minha adimiraçaõ por sua pessoa.

As vezes me esforço com tudo que posso nas minhas postagens, pensando; "O Mestre Levi vai ler minha postagem e comentar.

Acordo no outro dia abro os comentarios para ver se leio um comentario dele, nem que seja descordando das ideias desarranjadas deste que perto do Grande Levi, ainda é uma tola criança que nada sabe.

Talvez é a minha vaidade.

Vejo os Blogs dos outros amigos e confesso morro de inveja, pois tem lá registardo o comentario do Meu Mestre Levi Brozeado.

J.Lima disse...

Levi.
Você descreveu com singela maestria de uma forma excepcional a situação miserável que se encontra hoje o chamado "Mundo Evangélico", que nem o mundo é tão indigno para emprestar o seu nome, é i-mundo!

Fiquei sabendo que essa "Biblia DAKE" depois de publicada teve algumas coisas que deu arrependimento nos editores!(Não sei se é verdade...)

Fazer o que né? Pergunto-me se ha veria interesse em publicar o livro do Pr. Ricardo Gondim MISSÃO INTEGRAL! Dúvido! (Para min o teólogo mais reflexivo e contundente da atualidade no Brasil).

Mas existe uma maldição em muitas das editoras brasileiras que tem febre da Ganância por traduzir besteirol estrangeiro! Só a graça!

Veja um artigo sobre esse tema:

http://pensandoteologia.blogspot.com/2009/12/biblia-dake-heresia-lucrativa-para-cpad.html

Que Deus nos ajude!

J.Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J.Lima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edson Moura disse...

Levi, às vezes tenho vergonha de certas atitudes minhas do passado.

Lembra Marcio? Aquela época em que nós dissemos que iriamos comprar pelo menos 17 bíblias dierentes, só pelos comentários?

Caramba, nem faz tanto tempo assim!

Hoje Gresder, também não levo mais a "espada" pra igreja, até porque nem precisa...como o Marcio está sempre comigo e conhece de cor e salteado as passagens, fico tranquilo. Mas ainda tem uns olhares meio atravessados pra gente na igreja, na hora da leitura ( o Marcio nem percebe, pois é mais cego que uma topeira) (descculpa aí sócio)

ainda tenho alguns exemplares como a "bíblia de estudo e aplicação pessoal" ( só se for pessoal pro comentador)

A famosa "biblia apologética" da ICP

Mas a única que tenho saudades é da minha "Thompson de estudo exaustivo", que acabei doando para um amigo.

Viu Leví, mais uma vez você me fez confessar meus errinhos do passado, pois também caí no conto da bíblias ungidas. Rss

Estávamos precisando de uma postagem assim Leví meu mestre Bronzeado.

Adorei demais, e mais uma vez: Parabéns pela criatividade.

Ps. Quando é que vai ter um cordel novo aí, pra gente descontrair um pouquinho?

Vai aí um desafio:

Só vai valer comentar com cordel! Rss

Abração Mestre!

Jailson Freire disse...

Muito bom amigo... Voltemos a leitura pura e simples das sagradas escrituras e deixemos Deus fazer os comentários em nosso corações.
Parabéns.

Anônimo disse...

Meu amado irmão , Graça e Paz;

sou leitor de seu blog e admirador de seus poemas , que o Senhor continue te inspirando.

assistindo um video que me chamou atenção pensei em pedir a sua opinião , se possivel assista e me responda por favor o que o irmão achou.

fraternal abraço.

em Cristo.

Fernando Almeida

http://www.youtube.com/watch?v=6AE_jZ_Rhww

Anônimo disse...

Eis meu blog de protesto contra a biblia dake http://bibliadake.blogspot.com/

glauciasemfalas disse...

Tenho observado nos canais das tvs a cabo, nos de documentário, o trabalho que eles estão tendo para provar que vários fatos da Bíblia não aconteceram.

Em vista da tal semana santa católica, em um deles passou sobre o Êxodo, que na opinião deles, não ocorreu por não ter conseguido ser comprovado que tal número de pessoas atravessaram o deserto.

E daí vai uma série de absurdos, que nem me dou ao trabalho de ver tudo.

Para os que lêem a Bíblia, o grande trabalho deles é a deturpação;

E para aqueles que por acaso poderiam vir a lê-la, o outro trabalho deles é desacreditá-la.