27 maio 2019

“TARDES DE DOMINGO” de Um Torcedor Mirim (Anos Sessenta)









No domingo eu escapulia
Para o campo da engenhoca
No quintal de tia Anás
Futebol eu assistia.


Bem atrás de uma trave
Sobre a faxina escondido,
Eu aplaudia as jogadas
Do meu time preferido.


Cada gol era uma festa
A orquestra respondia.
Puxando um frevo alegre
Numa bela sinfonia.


Depois do primeiro tempo
No campo podiam entrar.
Pela frente do estádio
Eu entrava sem pagar.



Juntava umas três moedas
Para comprar as doçuras
Que vendiam na torcida,
Uma verdadeira loucura.


Vendiam amendoim
Laranja Pêra e sorvete
Pirulito e Alfinim
E palitos de rolete.



Geladinhas de refresco
Afora as tapiocas
Tinha doce americano
E pacotes de pipocas.



Iguarias iguais aquelas
Nunca pensei em provar.
Para falar a verdade
Nem em festas no meu lar.



Meu clube era o Tabajaras,
De grandes craques da bola:
Cereba e Lula Teixeira
Não me saem da cachola.


Você veja que loucura
Eu em cima de uma faxina,
Assistindo um partidaço
Com o Treze de Campina.



O Tabajaras em casa
Não perdia uma vezinha,
Mesmo ele jogando ruim
O juiz dava uma mãozinha.



          ..Os jogadores d’outro time,
Gritavam: “juiz ladrão!”
Para nós na passeata
Em cima de um caminhão.


Passando por minha casa
Em caminho obrigatório,
Mamãe se desesperava
Gritando um palavrório.


Sai de cima desse carro
Uma surra tu vais ter.
E eu pulando pels grades
Ía então me esconder.


Dizia então minha mãe
Numa tristeza medonha:
Tu és crente, vagabundo,
Tá me fazendo vergonha.



Por Levi B. Santos
Guarabira, 27 de Maio de 2019

Site da Imagem: https://www.pinterest.de/pin/372602569151882299/





3 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Boa noite, Levi

Bons tempos parecem ter sido aqueles em que não havia tanta violência nos estádios e o que seria diversão saudável para nós hoje em dia, preocupava os mais velhos da época.

Abraço

Levi B. Santos disse...

Naquele tempo, Rodrigo, o Fundametalismo Religioso, principalmente nas hostes pentecostais, era muito forte (Viam pecado em quase toda diversão). Mas eu sabia como dribá-lo nas peladas de futebol, nas festas juninas, nas vaquejadas, no carnaval, nas matinês dos cinemas e nos espetáculos circenses.(rsrs)

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Levi,

Tenho a impressão de que hoje em dia esse fundamentalismo possa ser maior apesar de alguns costumes conservadores tenham sido praticamente abolidos ou caído em desuso.