21 novembro 2019

REVISITANDO O PROFESSOR DE JAVANÊS




Ontem (20), dia da Consciência Negra, o ministro Toffoli trouxe ao pleno do STF o “escritor negro que nunca esqueceu a sua classe” ― Lima Barreto ─, autor do risível “O Homem Que Sabia Javanês”.

No conto, o personagem Castelo criado por Lima Barreto “era um diplomata que chefiava um consulado, mas não sabia a língua exótica que um dia se propôs ensinar”. Em conversa com seu amigo Castro numa Confeitaria exibia orgulhoso as peças que pregava no seu ambiente de trabalho...
Bem, vou parar por aqui. Deixo a cargo do leitor, a leitura ou (releitura) da fenomenal obra desse venerado escritor. E que venham boas gargalhadas.

O voto de Toffoli, que não disse coisa com coisa por mais de quatro horas (no caso COAF), com certeza, será lembrado pelas futuras gerações como um dos maiores fiascos da História do STF.

Mas foi o indefectível Luís Roberto Barroso que, já saindo do plenário, após o truncado julgamento, sapecou a frase que evocou Lima Barreto:

Tem que trazer um professor de Javanês!!!”

Ainda bem que Barroso, um apreciador da boa literatura, chamou-nos a atenção para o memorável conto de nosso corajoso escritor negro - Lima Barreto - na noite do Dia da Consciência Negra.



Por Levi B. Santos
Guarabira, 21 de novembro de 2019

3 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Fato é que o seu longo voto provocou incompreensão na Corte e fora dela. Mas será que esse não foi o seu objetivo para, quem sabe, tentar fazer uma média? Afinal, tem tempos de sociedade polarizada, pode ser uma saúda sábia...

Levi B. Santos disse...

O Toffoli, Rodrigo, perdeu-se na prolixidade, e acabou derrubando a liminar expedida por ele mesmo em julho. Mas valeu, sobretudo, por trazer Lima Barreto e seu exrtaordinário conto - "O Professor de Javanês" - no Dia da Consciencia Negra .

Bem, se o Toffoli nada leu a respeito desse genial romancista que descrevia de forma risível a política da Primeira República, decerto, nunca irá entender a ironia do ministro Barroso. Concorda? (rsrs)

Abçs

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

É.. Concordo em aprte rsrsrs

De qualquer modo, a essa altura já deem ter explicado a ele. Não seu a que custo demorou para entender.