19 julho 2020

O EFEITO PLACEBO em Um Caso de Asma Brônquica






João Pereira Coutinho, além de doutor em Ciência Política pela Universidade Católica Portuguesa é ensaísta da Folha de São Paulo. Ele escreve sempre às Terças Feiras na última página do caderno “Ilustrada”. Achei por demais interessante sua abordagem sobre o efeito placebo”, em um artigo que publicou nesse Jornal, no dia 04 de setembro de 2018, sob o título “Nada de Novo Debaixo do Sol”.

Antes de o autor falar sobre o efeito placebo, fez referências ao fundamentalismo religioso, que ele considera não muito diferente do fundamentalismo daquele que se diz ateu. afirma em certa altura de seu texto. “...acreditar que só a ciência poderá redimir a condição humana é, nova ironia, uma transposição da linguagem religiosa para a do domínio da técnica”
Depois de confessar ser um hipocondríaco (e quem não tem um pouco disso?) há 42 anos em uma família de médicos, fez a seguinte revelação: “Em diversas ocasiões sei que fui enganado. Mas também sei que melhorei sempre: a visão de um comprimido funciona em mim como a promessa de um osso para um cachorro triste”.

O ensaio de João Pereira teve o condão de evocar em mim a figura de um paciente de adiantada idade, que no tempo em que dava meus plantões no setor de urgência (1980 à 2001) no Hospital Regional de Guarabira (PB), o via quase que semanalmente, em suas crises severas de asma brônquica. Certa ocasião em conversa com outros colegas chegamos à conclusão de que havia algo de fundo psicológico no desencadeamento da crise de falta de ar daquele senhor. Foi aí que decidimos aplicar o placebo da injeção de aminofilina que aplicada por via endovenosa fazia cessar imediatamente a crise. De tanto tomar a aminofilina ela já a conhecia de longe, pelo tamanho e cor da ampola. A ampola de água distilada, diga-se de passagem, tinha o aspecto semelhante ao do pequeno frasco de aminofilina. Saliente-se, aqui, que a água destilada é completamente inócua, quando se aplica bem lentamente na veia. Lembro que ele nunca deixava aplicar todo o conteúdo da ampola de 10 ml, pois com apenas um terço dela já se sentia completamente eupneico, e saía da sala de urgência rindo e agradecido.


Por Levi B. Santos
Guarabira, 19 de julho de 2020

Nenhum comentário: