19 janeiro 2009

SE EU TIVESSE A MENTE DE CRISTO




Se eu tivesse a mente de Cristo ─ não choraria só por Jerusalém, Gaza e Israel. Choraria sobre as favelas do nosso Brasil onde o tráfico de drogas mata muito mais do que o conflito Israel-Palestino.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ não discutiria sobre teologia e religiões. Antes diria que a verdadeira religião pura e imaculada para com nosso Deus seria: visitar os órfãos e viúvas em suas aflições, e guardar-se isento da corrupção do mundo.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ as minhas vestimentas de obreiro seriam idênticas às da maioria das pessoas que estão ao meu redor.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ toda vez que fosse orar a Deus, eu me trancaria secretamente em um quarto, sem ter ninguém por perto.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu não amaria os primeiros lugares nas ceias, nem as primeiras cadeiras nos templos.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ não me importaria de ser chamado beberrão e comilão ao sentar à mesa com os pecadores.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu defenderia os meus discípulos do veneno dos escribas e doutores da Lei.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu ficaria do lado das prostitutas, fazendo calar os seus acusadores.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu chamaria de raposa, certos Herodes de hoje; assim como denominaria de sepulcros caiados a maioria dos que estão sentados na cadeira de Moisés.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu chamaria quem me traísse, de amigo.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu me surpreenderia com a fé dos que não são nossos.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu diria que condenação eterna seria rejeitá-Lo, e diria que vida eterna era reconhecê-Lo como Filho de Deus.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu não andaria ansioso, nem procurando sinais do fim do mundo.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu não procuraria bens terrenos, onde a traça come e o ferrugem corrói.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu diria para os que se preocupam com o vestuário: “olhai para os lírios do campo. Nem mesmo Salomão em toda a sua glória se vestiu como eles”.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu diria para os fariseus de hoje: “vocês estão fechando o reino dos céus; nem entram, nem deixam entrar os que estão querendo”.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu denunciaria os que estão fazendo da igreja covil de ladrões.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu deixaria as minhas empresas para seguí-Lo, como fez o empresário da pesca Simão Pedro.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ não estaria profanando o lugar sagrado (púlpito) com “shows”, espetáculos, e retetês estimulantes de êxtases carnais coletivos.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ não diria vim para mandar. Diria vim para ser servo.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ eu não colocava fardos pesados sobre as ovelhas, que nem eu mesmo com a mão consigo movê-los.

Se eu tivesse a mente de Cristo ─ tudo que eu falei até agora, ficaria gravado em meu coração e seria posto num quadro bem visível na parede interna dos templos.


Levi Bronzeado dos Santos
Guarabira, 20 de Janeiro de 2009

11 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

Excelente texto. Aliás esse é um daqueles que dispensam comentários, pois não há absolutamente nada a acescentar - só o que concordar.

Abraço fraterno,

Leonardo.

Unknown disse...

Excelente, ..., estava procurando exatamente, estas palavras,..., um abraço...

Anônimo disse...

irmão fardos pesados reflexão é esse texto se eu tivesse a mente de cristo?

afonsomfneto@hotmail.com disse...

Muito impacatnte este artigo

www.iecpriopreto.blogspot.co

Micheline Gomes disse...

Que belo texto Levi. Lindo!!
Se a igreja brasileira tivesse a mente de Cristo...

Parabéns!!

Anônimo disse...

“Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.” (I Co 2:16)
Paulo diz que nós temos a mente de Cristo, somos filhos de Deus e o Espírito Santo habita em nós, pois somos Seu templo.
Isso mesmo! Você tem a mente de Cristo; uma mente lavada pelo sangue do Cordeiro e que precisa ser transformada pelo poder da Palavra. Vigie! Seja firme! Fortaleça-se no Senhor! E você vencerá o mundo, passando a viver a santidade do Senhor e experimentando do Seu sobrenatural Amém?

Leonardo Leite disse...

Sim. Se...

Tantas condicionantes, tantos "Se´s"...tantas possibilidades. Mas quando realmente pensamos como Cristo pensaria tudo que acreditamos aprece supérfluo, pois ele demonstra aquilo que é verdadeiramente essencial.

Se eu tivesse a mente de cristo...

Parabens pelo texto.

Leonardo Leite

Danilo disse...

Fui às lagrimas com este texto. Muitas. E ao enxuga-las, era pessoa melhor.

Vou republicar no Genizah e abençoar mais vidas com seu texto maravilhoso.

Danilo

geraldo disse...

excelente a reflexão "se eu tivesse a mente de Cristo" mais ninguem quer ter esse compromisso, e para fugir desse compromisso, estamos expulsando Deus da nossa vida, e as consequências é o que estamos vendo.Gostaria de saber se era possivel adquerir esse poster de Cristo orando, me avise por favor.

Arnaldo Ribeiro disse...

AO RESPONDER À PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO DA JUSTIÇA NO BRASIL, É IMPERIOSO TORNAR PÚBLICO O FATO QUE SE SEGUE; PORQUE DEUS SABE QUE ENQUANTO HOUVER INJUSTIÇA ENTRE OS HOMENS, NÃO HAVERÁ PAZ NA TERRA:
Saiba todo o Povo Desperto que as principais Autoridades que se assenhorearam do poder da justiça, como titulares do STF e do CNJ; já têm conhecimento e se mantém indiferentes ante a consumação de mais uma injustiça: Depois de ter sido julgado favoravelmente em última Instância, pela 3ª. Região do STF; o Processo no. 88026001-2 de 1988, foi sumariamente sepultado vivo pela 14ª. vara da justiça federal em São Paulo/SP, por falta de IRRESIGNAÇÃO; constituindo-se em prova formal e inconteste de um vergonhoso calote judicial, perpetrado por pura maldade contra um jornaleiro-Pai de família, sacrificando particularmente órfãos e viúva que dependerão da respectiva aposentadoria para sobrevivência; corroborando o injusto e desumano estado de direito que tem imperado nessa babilônia brasileira.
(GL.4.30) – Contudo, que diz a Escritura? (SL.68.5) – Pai dos órfãos e juiz das viúvas é Deus em sua santa morada; (PV.21.23) – porque o Senhor defenderá a causa deles e tirará a vida aos que os despojam:(SL.33.14) Do lugar da sua morada, observa todos os moradores da terra: (1CR.16.14) – Ele é o Senhor nosso Deus; (RM.2.6) – que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: (DT.27.19) – Maldito é aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva: (EC.34.26) – Quem tira a um Homem o pão que ele ganhou com o seu amor, é como o que mata seu o próximo: (HB.10-30) – Ora, nós conhecemos Aquele que disse: A mim pertence a vingança, eu retribuirei; (LS.1.15) – porque a justiça é perpetua e imortal: (JB.15.25) – Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei; (JR.4.27) - pois assim diz o Senhor: (ML.3.5) - Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros. contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o salário do jornaleiro, e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos: (PV.28.20) –O Homem fiel será acumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo: (JR.16.21) – Portanto, eis que lhes farei conhecer, desta vez lhes farei conhecer a minha força e o meu poder; e saberão que o meu nome é Senhor Arnaldo Ribeiro; (FL.2.6) – pois ele, subsistindo na forma de Deus, não julgou como usurpação ser igual a Deus; (LS.2.23) – porquanto Deus criou o Homem inexterminável, e o fez à imagem da sua semelhança: (JÓ.16.19) – Agora já sabei que a minha testemunha está no céu; e, nas alturas quem advoga a minha causa.

Leonardo Leite disse...

Graça e paz!

Remexendo meu blog, abandonado pelas desventuras da vida e por negligência minha e engano perseguindo uma vocação que não era minha, deparei com teu comentário teu...depois de 6 anos retornei para responder ao teu pedido e encontrei um ambiente excelente de profícua reflexão.

Posso dizer que encontrei um irmão em Cristo que ousa pensar para além das posturas dogmáticas de nossos dias que, também, procura afastar-se dos "ventos de doutrina" que sopram na direção do atual pós-modernismo relativista.

Quando puder volte a comentar outros textos meus em:
http://www.mentedecristo.blogspot.com

Grande abraço.