30 junho 2012

Hobbes, Rousseau, Erich Fromm e a “Natureza Humana”






Temos por hábito, chamar de “cordeiros”, os homens que se comportam de maneira politicamente correta, que são obedientes, influenciados a fazer o que lhes é dito ou ordenado. Em contrapartida, temos o costume de denominar de “lobos”, aqueles que nos prejudicam, ou destroem aquilo que temos como convicções inamovíveis.

No livro “O Coração do Homem” (pag. 17), Erich Fromm, diz algo interessante: “foi baseado nessa concepção de que os homens são cordeiros e, portanto, precisam de líderes para tomar decisões por eles, que surgiram os grandes inquisidores e os ditadores [...]”. “[...] Devemos supor que você, eu e a maioria dos homens somos lobos em pele de cordeiro, e que nossa verdadeira natureza se tornará evidente assim que nos descartarmos das inibições que até agora nos têm impedido de agir como feras. Os lobos querem matar; os cordeiros querem seguir. Daí os lobos levarem os cordeiros a matar, a assassinar, a estrangular, e os cordeiros obedecem não por gostarem disso, porém por quererem seguir”.

Vejamos a oposição entre “lobo/cordeiro” nas argumentações dos filósofos Hobbes (1578 – 1679) e Rousseau (1712 – 1778):

O filósofo, Luiz Felipe Pondé (professor de filosofia e religião da PUC - SP) resume bem o paradoxo da “natureza humana”, nas visões de Hobbes e Rousseau, ainda hoje, motivo de grandes polêmicas no meio acadêmico. Diz ele:

“Para Hobbes, a natureza humana é egoísta, amedrontada e traiçoeira. Por isso ele dizia que o homem é mau, e a sociedade o faz menos mau.

Para Rousseau, o homem nasce bom e a sociedade é que o estraga. Daí ele propor que devemos fazer uma sociedade em que os pobres mandem, porque eles tiveram menos sucesso com a sociedade corrompida existente. A chave de análise de Rousseau está na suposição de que nossa natureza ‘pura’ só deseja o que é necessário. Os ricos puderam desejar além do necessário, e foram corrompidos por eles, os pobres não”.

A tomada do poder na Rússia de 1917, pelo proletariado marginalizado (os bolcheviques) que depôs os ricos Czares, e a tomada do poder pelo proletariado petista recentemente no Brasil, são dois exemplos de que aqueles que se têm como pobres (cordeiros) podem ser tão “ruins” como os ricos (lobos). O que acontece do ponto de vista psicológico, com a descoberta do inconsciente, é que os pobres “cordeiros” terminam por fazer vir à tona o seu lado “lobo” reprimido ou escondido, quando sobem ao poder. Dir-se-ia que o poder tem o dom de tornar “nu” o “encoberto”. É ele que retira a pele de cordeiro (as vestes, o exterior) do homem para tornar visível ou evidenciar o lobo interior.  

O que as metáforas “lobo” e “cordeiro” parecem evidenciar?

Querem evidenciar que, por “natureza”, somos tanto lobos quanto cordeiros. A nossa natureza é ambivalente, paradoxal ou ambígua, como bem explicava Freud: somos dotados de pulsão de vida (Eros) e pulsão de morte (Tânatos). “Quando faço o bem, o mal está comigo” (apóstolo Paulo). É de Horácio (poeta romano – 65 a.C.) esse emblemático verso: “Mais na mente que no corpo jazem minhas dores / Tudo que me prejudica, com alegria eu busco / Tudo que me faz bem com horror eu vejo”.

O poeta Olavo Bilac, em uma de suas poesias, se expressou de forma brilhante e profunda sobre o dualismo dos nossos afetos paradoxais, simbolizados pelo “lobo” e o “cordeiro”. Se não vejamos:

Não és bom, nem és mau; és triste e humano...
Vives ansiando, em maldições e preces,
Como se, a arder, no coração tivesses
O tumulto e o clamor de um largo oceano.

Pobre, no bem como no mal padeces;
E, rolando num vórtice vesano,
Oscilas entre a crença e o desengano,
Entre esperanças e desinteresses.

Capaz de horrores e de ações sublimes,
Não ficas da virtude satisfeito,
Nem te arrependes, infeliz, dos crimes;

E, no perpétuo ideal que te devora,
Residem, juntamente em teu peito
Um Demônio que ruge e um Deus que chora.

[Olavo Bilac, 1885 – 1918]



Por Levi B. Santos
Guarabira, 30 de junho de 2012

15 comentários:

Eduardo Medeiros disse...

Levi,

geralmente os sistemas de pensamento que são ou "preto" ou "branco", se esquecem que entre um e outro, há os tons de cinza.

Assim acontece com nossa natureza, onde um demônio e um deus nos habita equilibrando as tensões.

Mas te pergunto uma coisa: você acredita num sincero arrependimento pelo mal cometido ou esse arrependimento é sempre um simulacro que o próprio arrependido não consegue perceber como tal?

Guiomar Barba disse...

Levi, ...Mas o mesmo Jesus não confiava neles, porque a todos conhecia, e não necessitava de que alguém testificasse do homem, porque ele bem sabia o que havia no homem. (João 2.24,25).

Eu acredito que há arrependimento genuíno Edu. Há coisas que se pratica em um impulso irracional. Mas creio que na maioria das vezes o arrependimento é passageiro, ou achamos que podemos tentar novamente de outra forma, porque mesmo sabendo que a ação não é correta, gostamos do prazer que ela nos traz.

Levi B. Santos disse...

Edu e Guiomar


A metáfora um “demônio que ruge” da poesia de Olavo Bilac, representa, na verdade, o instinto de agressividade que existe no homem, que à maneira de um “gozo maligno”, que não conhece limites quer se valer do outro sem o seu consentimento. É o “gozo” que não quero admitir em mim mesmo, mas intuo no meu semelhante.

“Um Deus que chora” – pode ser entendido como o sentimento de perda ou desamparo do sujeito frente ao “Superego” ( A instância moral) que atormenta o sujeito, apelando para que ele não deixe de corresponder a Lei do Pai (imago paterna).

Freud dizia que ninguém pode se ver totalmente livre da instância cobradora do superego – sucedâneo do pai natural que castiga e premia a criança de tenra idade. Para ele, a única maneira de equilibrar as tensões ambivalentes, seria ter um superego abrandado ou mais condescendente com o ego, e isso, tem um paralelo muito bem explicado nos evangelhos: na parábola do pai que recebe o filho pródigo com festas, ao invés de recebê-lo com repreensão e castigo.

O filho pródigo sente-se culpado e arrependido, quando na verdade, é a sua baixa autoestima que o faz imaginar-se um ser não merecedor de ser acolhido pelo pai (o superego).

Ele, nem de longe imaginou que o Pai é quem tinha perdido o filho, por isso ansiava tanto por sua volta.

A respeito do ideal ou “desejo de ser UNO, Olavo Bilac dá a resposta: “Não és bom (só cordeiro), nem és mau (só lobo). És triste e humano....

É o paradoxo de um “lobo” que ruge e um “cordeiro” que chora que caracteriza o humano.

Edu,
em Março de 2010 eu postei no “Ensaios & Prosas”, um ensaio que fala dos “Arquétipos Que Nos Estruturam” ― que penso eu, pode melhor destrinchar o que nesse comentário não ficou bem explícito. O link vai aí abaixo:

http://levibronze.blogspot.com.br/2010/03/os-arquetipos-que-nos-estruturam.html

Marcio Alves disse...

Algumas vezes é mais do que necessario ter equilibrio, não indo nem para um lado e nem para o outro, em outras, se faz necessario decidir, até porque, o relativismo no campo de muitos conceitos significa dizer que não se tem uma opinião formada.

Para mim o homem é só lobo, vestido, tratado, adomesticado, visto e se alto-enganando-se como ovelha, porque no fundo no fundo, até o desejo de ser bozinho, não é um desejo altruista e bondoso, mas egoista e interesseiro, a unica diferença é que há egoismo que no seu resultado são bons, como o amor do pai pelo filho.

Levi eu respondi o seu comentário lá na confraria...vai lá também para nós dialogarmos um pouco. rsrsr

guiomar barba disse...

Levi o que poderia levar uma pessoa a descrer do ser humano, sendo ele próprio um humano, como no caso do nosso amigo Márcio? Fico muitíssimo impressionada.
Seria uma decepção do mais alto nível?

Marcio Alves disse...

LEVI

Só para deixar registrado...deixei o comentário abaixo lá no meu texto na confraria:

É uma pena mesmo que eu não consegui disponibilizar tempo para os nossos dialogos...seus comentários estão muito, mas muito mesmo profundo, e, para nós não perdermos o "fio da meada" e nem os seus comentários, proponho assim como peço para que você elabore um texto em cima destes seus comentários e poste na confraria, para nós darmos seguimento...o que achas? Topas?

Marcio Alves disse...

GUIOMAR

Depois de auschwitz (para não citar todos) é possivel ainda acreditar no ser humano? Mas facil é eu voltar a acreditar no seu deus jave do que no ser humano. rsrsrss

Anônimo disse...

[url=http://loveepicentre.com/advice.php][img]http://loveepicentre.com/uploades/photos/1.jpg[/img][/url]
besr dating sites [url=http://loveepicentre.com/]online dating recovering[/url] fear in dating
bible black dating sim [url=http://loveepicentre.com/map.php]phillipne dating site[/url] you tube fake dating service video
people who has done online dating [url=http://loveepicentre.com]dating advice men alpha[/url] monaco dating

Anônimo disse...

dating statistics united states http://loveepicentre.com/articles.php dating sites for interracial connections

Anônimo disse...

mysoace for dummies ebook http://audiobookscollection.co.uk/High-Pressure-Shock-Compression-VII-Shock-Waves-and-Extreme-States-of-Matter-Shock-Wave-and-High-Pressure-Phenomena-Pt-7/p209942/ pairs trading ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/es/Salud-personal/c1302/]school violence ebook[/url] christian christian ebook ebook url

Anônimo disse...

acm student member link to software http://buyoem.co.uk/de/product-35366/3herosoft-iPad-Video-Converter-3-5-MacOSX winproxy network protection software [url=http://buyoem.co.uk/product-36846/Odin-U-Disk-Encrypt-Creator-6-5]billing database software[/url] gps software private land
[url=http://buyoem.co.uk/product-36898/Spacehead-Systems-MixUp-2-0]Spacehead Systems MixUp 2.0 - Download OEM, Software Sale, OEM Software[/url] garage hacking software
[url=http://buyoem.co.uk/product-37209/MetaProducts-Flash-and-Media-Capture-1-4][img]http://buyoem.co.uk/image/7.gif[/img][/url]

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/revia.htm][img]http://onlinemedistore.com/1.jpg[/img][/url]
pharmacy linden road michigan http://certifiedpharmacy.co.uk/products/cefadroxil.htm juarez mexico pharmacy location [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/catalogue/a.htm]pharmacy school chicago[/url]
hy vee pharmacy iowa http://certifiedpharmacy.co.uk/products/relafen.htm purchase finasteride pharmacy rx on line [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/mobic.htm]mobic[/url]
self service photo pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/femara.htm pharmacy refuses to dispense drug lawsuit [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/seroquel.htm]gifts for pharmacy graduates[/url]
pharmacy tropical http://certifiedpharmacy.co.uk/catalogue/r.htm rose pharmacy philippines [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/toprol-xl.htm]toprol xl[/url]

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/catalogue/r.htm][img]http://onlinemedistore.com/4.jpg[/img][/url]
butalbital online from usa pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/cart.htm pharmacy residency [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/lynoral.htm]edwards pharmacy oakville[/url]
physicians pharmacy austell http://certifiedpharmacy.co.uk/products/paroxetine.htm the first pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/desyrel.htm]desyrel[/url]
chippewa valley long term care pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/omnicef.htm anticoagulation monitoring by pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/categories/women-s-health.htm]year 1 pharmacy calculations[/url]
nevada board of pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/zelnorm.htm online pharmacy vicodin hydrocodone [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/cefadroxil.htm]cefadroxil[/url]

Anônimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/female-viagra.htm][img]http://onlinemedistore.com/4.jpg[/img][/url]
internet pharmacy wellbitrin http://certifiedpharmacy.co.uk/products/femara.htm kerr pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/erectalis.htm]walgreens pharmacy space center blvd[/url]
long term care pharmacy washington http://certifiedpharmacy.co.uk/products/mobic.htm past pharmacy technology [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/indocin.htm]indocin[/url]
caring pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/dilantin.htm circle pharmacy and mount vernon [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/fludac.htm]barron pharmacy ohio[/url]
asp and pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/benicar.htm walmart pharmacy withholding prescriptions for tenncare [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/levitra.htm]levitra[/url]

Anônimo disse...

relative dating definition http://loveepicentre.com/ dating sites in canada only
tv show az dating [url=http://loveepicentre.com/testimonials/]free discreet dating site[/url] dating websites atlanta ga
the dating guy woody [url=http://loveepicentre.com/faq/]peter is dating proly[/url] dateline nbc interacial dating special 2009 [url=http://loveepicentre.com/user/vladvlad/]vladvlad[/url] dating sim misty